Rabeia 2023

Tradição secular em Andaraí, o mastro do Divino Espírito Santo, nosso popular Rabeia tomou as ruas da cidade com muita sede de diversão e muita adrenalina na noite deste domingo (30) com a realização da Prefeitura municipal.
Na manhã de domingo seguindo o ritual, o mastro foi retirado a golpes de machado por moradores que dão seguimento à tradição. Depois de medido e cortado, ele foi colocado no caminhão e percorreu as ruas até a Praça da Bandeira, o mastro foi levado até o local onde as mulheres o enfeitaram com palhas e flores.
À noite, os Marujos saíram da Igreja Matriz e encontraram-se com a Filarmônica Lyra 28 de abril e com as Baianas do Jarê. Os grupos acompanharam o imperador e a imperatriz levando as bandeiras do Divino.
O mastro do Divino Espírito Santo foi carregado pelas ruas do Centro, parando nos largos e praças para rodopiar ou rabear levando todos ao delírio quando a tora era erguida. Mesmo com a chuva os andaraienses não perderam a euforia e o Rabeia só foi finalmente fincado na manhã de segunda-feira (1º), em meio à alegria de consolidar a identidade cultural do município.